Quando a vida sexual de uma mulher é ativa e ela e seu parceiro não utilizam nenhum método contraceptivo, assim que a menstruação começa a atrasar e alguns sintomas se manifestam no organismo, as dúvidas sobre uma possível gravidez começam a surgir.
Com isso, a grande dúvida surge: qual o método escolher para a realização do teste que disponibilizará a resposta para essa questão? O de farmácia ou o de sangue? Bom, observando a precisão de ambos procedimentos, o exame de sangue é o mais indicado, pois possui 100% de eficácia na medição dos níveis do beta HCG – alterações que comprovam ou não a gestação.
Como fazer?
Para solicitar o pedido de um exame de sangue e fazê-lo, basta se destinar à uma clínica ou laboratório que realize essa atividade. Não é necessário que tenha prescrição médica para efetuar esse procedimento, mas assim que o resultado sair, caso ele seja positivo, é extremamente indicado que a mulher procure e o seu ginecologista ou obstetra para dar início ao pré-natal.
Observação: se o resultado for negativo e ainda assim os sintomas persistirem, procure ajuda médica para a realização de um diagnóstico mais detalhado.
Exame
O exame de sangue é realizado através de uma pequena coleta sanguínea da paciente, onde funcionários do local irão analisar as taxas hormonais presentes no material recolhido, para fornecer o resultado do teste.
Caso a mulher estiver realmente grávida, a quantidade de beta HCG constatada em seu sangue, ainda poderá fornecer informações sobre o tempo gestacional em que se encontra, para que o médico tenha uma noção parcial dos cálculos gestacionais.
Tempo para a obtenção do resultado
Devido a alta tecnologia e os métodos eficazes que vem sendo utilizados em locais que prestam esse serviço, a obtenção do resultado desse exame costuma se dar entre 1 à 2 horas após a coleta sanguínea da paciente.
Preço
O valor médio desse exame varia entre R$ 25,00 à R$ 50,00 reais.