Os termos Black Friday e Sexta-Feira Negra são articulados como uma estratégia varejista utilizada em vários países do mundo para a disponibilização de produtos e serviços com descontos completamente acessíveis a todos os tipos de público. O Brasil é um dos grandes disponibilizadores dessa promoção maluca que atrai inúmeros clientes para todas as lojas físicas e virtuais.
Desde 2010 esse evento vem acontecendo em território nacional e, para que a população não seja enganada com preços fraudulentos, um código de ética foi criado para a efetuação de preços baixos, sendo ele regido e dinamizado pela Câmara e-net e pelo Procon. É muito importante que todos estejam atentos as ofertas lançadas, para não cair em armadilhas.
Quando começa?
Esse processo anual de vendas acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, ou seja, na sexta-feira da quarta semana de Novembro. Essa data também é regulamentada como o dia da Black Friday nos EUA, Portugal, Paraguai, Reino Unido, Austrália e Canadá.
Redes de compras
Os maiores comerciantes são os que disponibilizam os melhores e mais baixos preços do mercado, contando com a viabilização de artigos em várias áreas, como móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos, roupas, carros, imóveis, abastecimento, etc.
Dicas importantes
» Fique atento as trocas de preços das lojas. Muitas delas elevam todos eles algumas semanas antes a do evento para depois diminuir, maquiando os seus custos, conseguindo assim ganhar vantagens financeiras em cima dos seus clientes.
» Pesquise os preços das mercadorias e serviços em várias redes, para depois realizar a compra. Assim conseguirá mais descontos e melhores vantagens.
» Se programe antecipadamente para acumular dinheiro para as compras da Black Friday, porque os descontos geralmente só são dados com pagamento à vista;
» Os descontos em alguns lugares chegam a até 80%.