Assim que os bebês começam a engatinhar ou dar os seus primeiros passos, nada mais pára no lugar. É nesse momento que os pais começam a sua corrida contra o tempo, para retirar dos móveis mais baixos os objetos que podem vir a machucar o pequenino, elaborar maneiras de esconder os fios de telefone, dos eletrodomésticos e tentar deixar as tomadas não tão perceptíveis.
Mesmo parecendo inofensivas, as tomadas carregam consigam uma grande carga de energia, fator que pode vir a promover danos graves a saúde das crianças, que sentem uma atração de curiosidade incrível ao visualizar essas pequenas aberturas, colocando seus dedinhos e outros acessórios em sua dimensão, o que gera o famoso “choque elétrico”.
Em prol de viabilizar essa segurança, protetores de tomada são comercializados no mercado, isso faz com que o número de acidentes com essa particularidade doméstica seja consideravelmente diminuído. Os modelos mais vendidos desse produto são os padrões, os leitosos (mais macios) e os que possuem travas (mais indicados).
O preço dessas mercadorias variam entre R$ 5,00 à R$ 40,00 reais. É essencial que a qualidade dos protetores sejam atestadas pelo consumidor antes da sua utilização em sua residência. Lembre-se de que antes de encaixar essas peças nos plugues das tomadas, é recomendado que o padrão de energia da casa seja desligado (de preferência o geral).
Outras dicas relevantes de segurança
⇒ Verifique sempre as instalações elétricas para saber se elas estão funcionando em perfeito estado.
⇒ Colocar os móveis em frente as tomadas para “camuflá-las” é uma excelente saída para escondê-las das crianças.
⇒ Não ligue muitos aparelhos em uma mesma tomada, podem provocar um curto circuíto.
⇒ Isole e encape todos os fios elétricos.
⇒ Ensine para as crianças que elas não devem brincar ou chegar perto das tomadas, nem colocar objetos de metal nelas ou em equipamentos elétricos.