A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação dos meninges, particularidades descritas como as membranas que envolvem o cérebro. Todas as pessoas podem adquirir essa enfermidade, mas as crianças (com menos de 5 anos) são as mais propensas a serem acometidas por esse transtorno.
Os principais causadores dessa doença são os vírus e as bactérias, mas nem todas as suas aparições se dão de maneiras transmissíveis, exceto as que são provocadas por meningococo, denominadas ainda como meningite viral.
Sintomas da meningite viral
» Dor de cabeça;
» Febre alta;
» Vômitos;
» Fraqueza;
» Rigidez no pescoço;
» Manchas rochas na pele;
» Desânimo;
Em bebês:
» Gemido;
» Sensibilidade ao toque;
» Inquietação;
» Choro;
» Movimentos involuntários;
» Corpo mole;
» Moleira elevada ou tensa;
Formas principais de contágio
» Tosse;
» Espirros;
» Partilha de objetos, principalmente os pessoais;
» Contato, com relevância os íntimos;
» Partilha de alimentos e bebidas;
» Contato com as fezes do indivíduo contaminado;
» Partículas de saliva soltas no ar.
Nas crianças menores de 5 anos, a meningite costuma se dar com mais frequência devido os anticorpos não serem fortes o suficiente para defender o organismo.
Tratamento e prevenção
Assim que o diagnóstico constatar o aparecimento da doença no organismo do paciente, o médico começará a ministrar o tratamento de acordo com a gravidade do quadro. Internações e uso de medicamentos específicos são dois dos métodos utilizados para a contenção da enfermidade.
A melhor maneira de se prevenir contra a meningite, seja ela provocada por vírus ou bactérias, é tomando as vacinas que imunizam o organismo contra a doença. Várias campanhas para a distribuição gratuita desses medicamentos são realizadas anualmente em postos de saúde de todo o país, portanto, fique atento.
Aviso
Esse texto se faz apenas como um normativo. Procurar uma orientação médica é o melhor a se fazer caso essa enfermidade esteja se manifestando.