O atraso menstrual faz com que toda mulher que tenha a vida sexual ativa fique com dúvidas de uma possível gravidez, mas nem sempre essa é a razão desse transtorno que pode ser provocado por vários fatores, inclusive infecções que se dão na região íntima ou em algumas partes do corpo.
Doenças de qualquer razão, principalmente infecções, são completamente favoráveis para o atraso menstrual, pois causam modificações no sistema imunológico e em algumas funções do organismo, deixando-o desregulado. O tratamento dessas enfermidades também podem acarretar esse processo, como o uso de medicamentos (com mais relevância os corticoides, antidepressivos, antipsicóticos e anti-hipertensivos).
Devido a isso, as consultas ginecológicas se fazem muito importantes para a saúde da mulher, pois dessa maneira o médico cuida da sua saúde íntima, previne possíveis patologias, além de conseguir identificar doenças em estágios iniciais, o que facilita muito o tratamento.
Quando procurar ajuda médica?
Se a menstruação chegar a atrasar por mais de dez dias, ligue imediatamente para o ginecologista e marque uma consulta. No diagnóstico, o profissional irá realizar algumas perguntas, fazer a observações clínicas da região e solicitar alguns exames para se aprofundar no quadro.
Tratamento
Assim que o ginecologista conseguir analisar os motivos desse transtorno, o tratamento se iniciará, podendo ele se dar de várias maneiras, pois além da gravidez e das infecções, outros fatores podem possibilitar o atraso menstrual, sendo eles:
» Ansiedade;
» Estresse;
» Erros de cálculo;
» Ganho ou perda de peso;
» Distúrbios alimentares;
» Amenorreia;
» Problemas na tireoide;
» Prática excessiva de exercícios físicos;
» Menopausa;
» Amamentação;
» Ovários policísticos;
» Menarca;
» Interrupção ou troca da pílula anticoncepcional;
Estou com inflamação no dente aí a garganta inchada, será que pode segurar a mestruacao porque era pra vim dia 21 e até hoje nada 6 dias de atraso , será que posso ta grávida dia 27 de novembro tinha feito uma trans e meus micropolicisto tinha desaparecido então desde outubro que não tomo mais nada .