O verão começa a se aproximar e para que o organismo não sinta com intensidade os seus efeitos, alguns hábitos devem ser modificados, como promover uma maior ingestão de água, mantendo o sistema imunológico mais resistente, evitando danos ao seu funcionamento e possíveis desidratações.
O calor demasiado prejudica a saúde já que elimina muito líquido e diversos nutrientes da estrutura corporal, deixando-a mais propícia a obtenção de enfermidades, desregulando ainda o transporte de oxigênio para os músculos, a pressão arterial e a eliminação do dióxido de carbono pela respiração.
Os minerais (como cálcio, ferro, cobre, potássio, zinco e magnésio) são as propriedades que mais se evaporam nessa estação e por isso a sua ingestão líquida e sólida deve ser elevada, assim não haverá a queda dos seus níveis e irregularidades fisiológicas.
Para se manter bem hidratado, é necessário beber entre 2 à 3,5 litros de água diariamente, devendo essa fonte de vida ser manipulada em pequenos goles nos intervalos das refeições. Durante a realização dos treinos a sua dinamização deve ser articulada com mais frequência, para suprir as necessidades do organismo.
Dicas
⇒ O consumo de água de coco e sucos naturais (feitos da fruta fresca) também são indicados nesse processo, funcionando com hidratantes, repositores nutricionais e viabilizadores de energia. Além disso, ainda ajudam a espantar o calor quando estão geladinhos!
⇒ Prefira ingerir alimentos menos calóricos e mais saudáveis nos dias em que as temperaturas estiverem mais elevadas, facilita a digestão.
⇒ Use roupas leves e fresquinhas para deixar o corpo mais a vontade.
⇒ Abuse de adornos (como chapéus, bonés, óculos de sol, guarda sol, etc) para se proteger do sol e seus efeitos colaterais.
⇒ Passe protetor solar e hidratante corporal com frequência, evitando os efeitos na pele pelos raios ultravioleta.