Ferida vermelha na ponta da língua
Parece que não, mas a língua é um grande indicador de como vai a sua saúde. Aparência estranha e fora do comum, pode indicar alguns problemas graves relacionados não só a essa parte do corpo, mas como nas demais. Para saber se algo não vai bem, o primeiro passo é entender como é, de fato, a aparência de uma língua saudável.
Ao olhar-se no espelho, existem alguns aspectos que você deve enxergar, bem como a “beleza” de sua língua. Essa deve ser avermelhada, mas esse vermelho não pode estar em tonalidade muito viva. O ideal é que a cor esteja opaca e meio apagada, quase no cor de rosa.
A língua também deve ser lisa, sem ondulações e por fim manter-se úmida frequentemente. Todo tipo de anomalia temporária que esteja em sua língua é sinal de que a saúde não anda muito bem. Alguns aspectos peculiares como:
- Rachaduras
- Cortes
- Inchaços
- Manchas vermelhas
- Camadas esbranquiçadas
Indicam especialmente que algo está errado com o seu organismo (de maneira geral).
Nós explicaremos a seguir, alguns pontos que devem ser observados de perto e quais seus principais decorrentes.
Rachaduras – As rachaduras, por vezes, indicam que a sua digestão está falhando. Ela cria uma espécie de ácido que faz com que pequenas e grandes linhas rachadas se formem sobre a superfície da língua. Procure consumir mamão, abacaxi e hortelã de sobremesa.
Marcas na área lateral dos dentes – Isso significa recorrentes problemas no baço e no aparelho digestivo. Alimentos que ajudam a acabar com o problema:
- Abóbora
- Beterraba
- Batata doce
- Inhame
- Frango
- Peixe
- Salsa
- Feijão
- Manteiga
Língua dolorida – Principal problema com relação a deficiência de ferro e complexo B. Nesse caso, o mais indicado é procurar um nutricionista e seguir uma dieta específica com base nos alimentos que disponibilizam tais nutrientes.
E sobre o assunto que estamos tratando:
PONTA DA LÍNGUA VERMELHA
O que decorre da ponta língua vermelha está principalmente ligado a tensão nervosa e emocional, ou também ao estresse. É muito comum em pessoas atarefadas que fazem mais atividades do que devem num dia. Para solucionar o problema, a primeira dica é relaxar.
Saia do estresse diário e tente revigorar suas forças. Durante o dia, retire um tempo para se dedicar a alguma atividade que lhe seja prazerosa. Pratique também exercícios físicos diários, além de pedir orientação a um médico sobre capsulas calmantes (se lhe for indicado).
Também faça um check up de sua saúde para entender quais os problemas se relacionam com o seu corpo, além do evidente estresse. Caso seja diagnosticado algo mais, você poderá tratar perfeitamente.