Qualidade de vida dos idosos
Muito se tem a dizer sobre a qualidade de vida dos idosos brasileiros. Para a felicidade geral dos velhinhos, a expectativa de vida aumentou de maneira considerável, já que eles procuram se exercitar com mais frequência e até manter-se ativos sexualmente (o que não era costume nos tempos passados).
A qualidade de vida é, sem dúvida, uma área de interesse de todos aqueles que desejam passar por aqui de maneira saudável. A alimentação correta com o auxílio das atividades físicas são indispensáveis para manter um corpo ativo, ainda que ele esteja em idade avançada.
Considerando cada percentual estudado, não há nada mais (tratamentos físicos e mentais) que possa ser tão eficaz no combate às enfermidades adquiridas na velhice, como ser feliz e manter uma vida ativa (sexualmente e fisicamente). É extremamente importante que o idoso compartilhe esses prazeres com o parceiro.
Quando a aposentadoria chega, muitos idoses ficam depressivos devido ao pensamento que insistentemente diz “não serve mais para nada”. Embora seja bem comum esse tipo de situação, somente o próprio idoso tem poder de mudar os parâmetros e melhorar sua vida.
Pessoas que possuem vida ativa antes da terceira idade, representam resistência a doenças da idade. Não há reais segredos que desencadeiam melhoria de vida, tudo que é necessário ter como rotina é declarado nas redes sociais, internet em geral e, em todos os outros meios de comunicação.
Manter uma alimentação saudável a base de frutas, verduras e alimentos ricos em fibras, é indispensável para manter o idoso livre de doenças, quando essa é auxiliada por uma sucessão de exercícios físicos, como caminhadas ou prática de dança, tudo fica melhor.
Há casos de idosas que chegam a jogar futebol. Outros, já investem pesado na musculação em academias. Isso é sem dúvida um meio maravilhoso de manter o bem estar. A felicidade também é importante aliada, indispensável a quem deseja estar bem dentro do próprio corpo.
Viver em comunhão com os filhos, netos e família, retira a ansiedade e melhora o condicionamento físico. Eles também devem passar por visitas periódicas ao médico e tratar corretamente qualquer eventual doença, evitando assim os riscos a saúde.
Manter-se no peso ideal e evitar todo tipo de gordura pode ser um fator determinante para uma velhice saudável. Qualquer doença é capaz de ser combatida com hábitos saudáveis. Com toda certeza os índices de mortes e doenças seriam menores se as pessoas entendem de vez essa verdade absoluta.