Você também estala os dedos?
Esse é um hábito que acontece devido a descompressão do líquido sinovial lubrificante, ou seja, a separação das articulações, fazendo com que haja um alongamento do tecido conectivo e por consequência ocorra a produção de bolhas de gás nos tendões, juntas e ligamentos estalados.
Sempre que os dedos são dobrados as articulações se esticam, fazendo com que suas cápsulas fiquem com mais espaço, liberando os gases do fluído. Por esse motivo é que os estalos só ocorrem de tempos em tempos, a área necessita de uma nova formação de gás para promover a sonoridade novamente.
Estalar os dedos engrossa as juntas?
Segundo as pesquisas realizadas por reumatologistas, essa prática pode sim vir a engrossar a área das juntas (mas é muito rara essa constatação), a promoção desse movimento, quando se manifesta de maneira muito repetitiva, ocasiona o enrijecimento das articulações e por consequência o aumento das suas dimensões.
Faz mal para a saúde?
De acordo com a avaliação de especialistas, tudo em excesso faz mal e por essa razão, pessoas que costumam estalar os dedos de forma descontrolada podem vir a desenvolver alguns desconfortos como dores nas terminações nervosas, processo que provoca quadros agudos de artrite ou osteoartrite.
Atenção!
Cada caso é avaliado individualmente, portanto, não é possível generalizar nenhuma das respostas das perguntas efetuadas acima. Se algum sintoma for apresentado, a ajuda médica deverá ser procurada o mais rápido possível para a promoção de um diagnóstico específico e um tratamento adequado, se necessário.