Endurecimento da barriga na gravidez com dor

O período gestacional proporciona muitas modificações no organismo da mulher, para que toda a sua estrutura seja capaz de gerar o feto corretamente, dando a ele todas as condições de nutrição, crescimento e desenvolvimento até a hora do seu nascimento, que acontece normalmente por volta dos 9 meses.

O pré-natal, se  faz bastante necessário durante todo esse período, porque através desse acompanhamento, a mulher e o bebê ficam sob cuidados atenciosos de obstetras e/ou ginecologistas, que visam cuidar dos seus organismos, prevenindo e tratando possíveis transtornos, ministrando dicas e retirando diversas dúvidas que surgem ao longo do tempo.

Endurecimento da barriga na gravidez com dor
Grávida.
(Foto: Reprodução)

Em relação aos sintomas decorrentes durante a gravidez, o endurecimento da barriga é um processo classificado como normal quando:

» Não provoca dor;
» Surge aproximadamente na 25° semana gestacional;
» Duram cerca de 1 minuto;
» Não aumentam a intensidade;
» Acontece com frequência (em um prazo curto);
» Desaparece quando a gestante fica em repouso, se ajeita em uma posição confortável ou respira lentamente;

Mas, caso algum outro sintoma venha acompanhando o endurecimento, é completamente necessário que ajuda médica seja procurada, isso porque vários transtornos podem estar acometendo o organismo da mulher, prejudicando a sua saúde e a do feto.

Observação: O endurecimento pode vir seguido de desconfortos no final da gravidez (após a 37° semana), indicando sinais de um possível trabalho de parto.

Atenção

Se o endurecimento vier acompanhado de dores ou outros demais desconfortos no 1° e 2° trimestre de gravidez, ligue para o seu médico ou se destine ao hospital mais próximo o mais depressa possível, pois esses incômodos poderão estar indicando muitos perigos, como o aborto espontâneo.

Indicados pra você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *