O sistema nervoso é responsável (também) pelo funcionamento perfeito do nosso corpo, ele coordena os músculos através das atividades físicas que realizamos diariamente, estimula os sentidos, além de ser essencial para iniciação das ações humanas.
Os neurônios em conjunto com os nervos, geralmente atuam em integração com o sistema. Desempenhando assim, grandes papéis de importância fundamental para a desenvolução de nossa coordenação motora. Os estímulos dependem desse mesmo sistema.
Doenças que podem afetá-lo
Por ser uma parte muito importante, acaba por fazer com que qualquer tipo de doença ou problema nessa área seja de extremo prejuízo ao corpo. Elas afetam principalmente a coordenação motora e até colocam em risco a vida e os movimentos daqueles que a possuem.
AVC – Esse é um distúrbio GRAVÍSSIMO. Podendo também ter sua causa obtida pela obstrução de uma artéria. Essa, por sua vez, leva a uma isquemia do cérebro. A ruptura então, é seguida de derrame, o que chamamos popularmente de AVC. O favorecimento da complicação ocorre em casos de:
- Obesidade
- Hipertensão
- Diabetes melito
- Pílulas anticoncepcionais
- Fumo
Ataques epiléticos – Os ataques epiléticos não estão ligados a uma doença em específico, são estados clínicos que decorrem de diferentes formas. Tem-se conhecimento de que se manifestem geralmente em adolescentes menores de idade, dentre as causas existentes nós teremos:
- Anomalias congênitas
- Doenças degenerativas do sistema nervoso
- Infecções
- Lesões decorrentes de traumatismo craniano
- Tumores cerebrais
Cefaleias – Já as cefaleias, são caracterizadas principalmente pelas constantes e fortes dores de cabeça que possuem poder de se espalhar por todo o complexo do rosto, bem como nos dentes e pescoço. Geralmente decorrem de problemas relacionados a:
- Tensão emocional
- Distúrbios visuais e hormonais
- Hipertensão arterial
- Infecções
- Sinusites
É conhecido popularmente como enxaqueca.
Doenças degenerativas do sistema nervoso – Vários são os fatores que chegam a desencadear a morte celular ou degeneração. Esses podem estar ligados a negatividades como:
- Mutações genéticas
- Infecções virais
- Drogas psicotrópicas
- Intoxicação por metais
- Poluição
Esclerose múltipla – Estima-se que a idade referente ao desenvolvimento da doença seja entre os 25 e 30 anos de idade. Também temos mais casos no sexo feminino, com alguns sintomas aparentes:
- Alterações da sensibilidade
- Fraqueza muscular
Mal de Parkinson – O Mal de Parkinson é uma doença desenvolvida principalmente em idosos com idade superior a 60 anos. Suas causas são variadas de acordo com os decorrente durante uma vida inteira. O seu principal motivador é uma alteração de neurônios que agem na constituição de uma “substância negra”. Os principais sintomas são:
- Movimentos lentos
- Rigidez corporal
- Tremor incontrolável
- Redução na quantidade de dopamina
Doença de Huntington – O mal de Huntington ou a doença de Huntington é conhecida por se manisfestar em pessoas com idade referente a 40 anos. Os principais sintomas estão envolvidos com a coordenação motora, dentre esses estão:
- Perda progressiva a coordenação dos movimentos voluntários
- Capacidade intelectual
- Perda de memória
Doença de Alzheimer – O Alzheimer é uma doença com manifestação ocorrida por volta dos 50 anos de idade. Sua principal característica é a deterioração intelectual profunda, causando então uma perda de memória progressiva e contínua. Ocorre devido a idade.