Os cartórios do país realizam inúmeras atividades, onde a maioria delas circundam em torno de Serviços Notariais e Registrais. Seus atendimentos administrativos visam garantir a autenticidade, publicidade e segurança dos atos jurídicos, sejam eles fornecidos em caráter particular, por delegação do poder público ou serviços extrajudiciais.
A abertura de firmas é um dos exercícios mais solicitados nesses centros, sendo a ação onde o tabelião declara a semelhança e/ou autenticidade da assinatura de um indivíduo em um documento. Esse fichamento é realizado nos Cartórios Oficiais de Registros Civis de Pessoas Naturais e nos Tabelionatos de Notas.
Como fazer?
Para efetuar a execução desse procedimento, basta apenas que a pessoa procure o cartório devido e faça a petição da abertura. No decorrer dessa promoção, deverá ser apresentado alguns documentos para o preenchimento da guia cadastral, que será arquivada no sistema central.
Documentação necessária
» CPF;
» Certidão de Casamento (se tiver);
» RG, ou Carteira Nacional de Habilitação, ou Carteira de Conselhos Profissionais, ou Reservista.
Preço
O valor cobrado por essa atividade gira em torno de R$ 6,40. Podendo haver constatações de alteração de preços dependendo do estado em que om solicitante se encontra.