Como vivem os índios?
Todos sabemos que antes dos portugueses colonizarem o Brasil, ele era exclusivamente habitado por índios. Esses viviam de modo silvestre, caçando e se alimentando de frutas. Não existia a moeda corrente que hoje chamamos de real, nem os benefícios da civilização.
Há indígenas por quase todos os cantos do Brasil, desde o Sul ao Norte. Estima-se que há existência de cerca de 690 tribos sobreviventes no país. Há somente conhecimento de dois estados que não possuem tribos, bem como o Piauí e o Rio Grande do Norte.
Eles vivem quase sempre nas “beiradas” dos rios, isso permite que tenham acesso a água. Essa é utilizada para a alimentação, higiene pessoal e demais utilidades. Para os índios, os espaços onde se vive, caça, mora ou passa-se a vida, vão muito além das fronteiras estabelecidas pelo que chamam de “homem branco”.
Cerca de 55% de toda a população indígena reside na Amazônia legal. Essa é a região que passa pelos estados:
- Amazonas
- Acre
- Amapá
- Pará
- Rondônia
- Roraima
- Tocantins
- Mato Grosso
- Maranhão
Em outras regiões do país, os índios vivem isoladamente, sem a presença de outras tribos. Desde 1500, eles fazem parte dessas áreas menos acessadas do Brasil, devido a expulsão ocorrente quando os portugueses chegaram aqui e fizeram então a colonização.
Exatamente por esse e outros motivos, as áreas mais afastadas do Brasil são sempre consideradas territórios indígenas. Os índios consideram que o seu método de vida é o melhor, de certa forma há razão. Isso porque sem contato com a civilização conseguem manter suas raízes e cultura.
Estudos já comprovaram que eles são os responsáveis pela área amazônica que ainda não foi afetada, o estudo também comprovou que quanto maior a área do índio, mais preservação existe naquele estado ou local específico. Assim eles se alimentam e produzem remédios através de seus solos.