A vida nos revela várias surpresas e nem todas elas são tão agradáveis como imaginamos. Conforme vamos crescendo, cada passo se torna um aprendizado e as quedas nos ajudam a ser indivíduos mais fortes, capazes de ter maturidade o suficiente para saber o que é bom e ruim, se está na hora certa de parar ou se devemos continuar.
Com o passar dos anos, saímos da nossa zona de conforto familiar e conhecemos pessoas de diferenciados ambientes, com características singulares. Algumas delas combinam conosco e acabam se tornando seres muito especiais e extremamente necessários em nosso cotidiano.
O laço afetivo inicial é abordado como amizade. Esse termo se refere ao relacionamento intenso de carinho, lealdade e proteção que um indivíduo exerce com o outro, onde articulam reciprocidade de sentimentos, confiança, compreensão e amor.
Ter amigos é algo muito comum, mas nem todos são aqueles “do peito”, considerados irmãos. Essa união é bastante vista entre homens e mulheres, mas nem sempre o andar dessa história emocional tem um final feliz, os laços por vezes podem se quebrar.
Os motivos que levam a essa consequência podem ser muitos e o vazio que fica no coração é algo inexplicável. É como pensar que perdeu uma parte de si, não tendo mais para quem contar seus segredos, dividir experiências, falar abobrinhas, curtir como se não houvesse o amanhã, ver filme e comer chocolate na TPM, paquerar as gatinhas, etc.
Ver um amigo indo embora é algo devastador emocionalmente, mas as vezes isso se faz necessário, principalmente quando ambos não estão mais na mesma ligação. Se você se encontra nessa situação e já não sabe mais o que fazer, veja as dicas a seguir e tenha força de vontade para se reerguer e ser alguém melhor para si mesmo.
⇒ Analise toda a situação, veja onde errou, quais os vacilos da outra pessoa e meça na balança se os motivos são consideravelmente reais para que se afastem.
⇒ Compreenda as razões que levaram a esse rompimento. Não se culpe e nem culpe a ninguém.
⇒ Evite frequentar os mesmos locais que o ex-amigo, ver suas redes sociais, conversar sobre assuntos que lembrem-no.
⇒ Não sinta raiva e nem ódio do próximo, independente dos motivos que fizeram com que se afastassem. Coloque um ponto final e pronto, pois esses sentimentos só farão mal a você.
⇒ Libere suas emoções ao invés de guardá-las como uma amargura.
⇒ Tente se abrir com a sua família sobre o que aconteceu e peça conselhos para alguém sábio.
⇒ Faça novas amizades e dê valor nas antigas que ficaram. Não é porque uma errou que todas farão a mesma coisa.
⇒ Trabalhe sua segurança emocional e autoestima. Sinta-se bem consigo mesmo. Seja uma boa companhia para si próprio.
⇒ Mude os hábitos, coma melhor, faça atividades físicas, procure novas opções de lazer. Assim ocupará seu tempo com coisas benéficas e não terá períodos sobrando para ficar pensando no mesmo assunto sempre.
⇒ Não se vingue, evite denegrir a imagem do outro ou fazer qualquer coisa de ruim, isso poderá voltar para você.