O Cartão Cidadão, trata-se de um cartão fornecido pela Caixa Econômica Federal (CEF), onde permite a consulta de informações e a realização de saques, tanto em relação aos benefícios sociais, quanto aos trabalhistas, desde que o indivíduo esteja em seus direitos, segundo a regulamentação bancária.
Suas funções são destinadas para pessoas que possuem vínculos com o FGTS, que recebem rendimentos pelo PIS, abono salarial, Programas de Transferência de Renda ou parcelas do Seguro Desemprego.
Requisitos
Para adquirir o Cartão Cidadão, é necessário:
» Estar cadastrado no PIS/PASEP;
» Ter os dados cadastrais atualizados perante a CEF, tal como o endereço;
» Número de Inscrição Social (NIS), se tiver;
» Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), se tiver;
Como solicitar o cartão?
A petição desse cartão magnético pode ser realizada em uma das agências da CEF ou pelo telefone 0800 726 0207.
Utilização
Para usar o cartão, será necessário possuir uma senha, que poderá ser solicitada e cadastrada em agências da CEF e lotéricas.
Documentação
» Carteira de Identidade, ou;
» CTPS, ou;
» CNH, ou;
» Carteira Funcional, ou;
» Identidade Militar, ou;
» Carteira de Identidade de Estrangeiros, ou;
» Passaporte;
Observação: Caso a Caixa achar necessário, a solicitação de outros dados poderá ser realizada.
Recebimento
Após efetuada corretamente a solicitação do Cartão Cidadão, seu prazo de recebimento é de até 15 dias úteis. É importante lembrar que sua utilização é gratuita, portanto, nenhuma taxa poderá ser cobrada por esse serviço pela CEF.