Controlar o medo de falar em público
A timidez é algo que atrapalha muitas pessoas, tem gente que é tímido de natureza, não consegue falar em público nem em roda de amigos, já outras pessoas são super desinibidas e ainda assim não conseguem “parar de tremer” diante de uma platéia razoavelmente grande.
O medo de falar em público é causado por um outros medos. Geralmente tem influência em casos de rejeição do público quando criança ou algum trauma do passado relacionado a mesma prática, qualquer coisa que possa ter causado esse tipo de pavor a você. Mas esse é um assunto para psicólogos.
Enfim, existem três regrinhas que, quando seguidas corretamente, podem fazer com que seu medo seja diminuído ou a confiança aumente. Elas podem ter muito efeito, se as utilizar da maneira como deve, mas é importante lembrar que deve existir esforços de sua parte.
Apresentaremos as mesmas então a vocês:
- Conheça e domine o tema a ser proferido
- Suba ao palco “como se fosse” um bom orador
- Dirija seu olhar aos olhos dos ouvintes
1° Conheça e domine o tema a ser proferido
Essa é a primeira e mais importante regra, dela depende tudo que acontecerá e todo o seu processo de desenvolvimento em público. Conheça perfeitamente o tema, o desenvolva, estude bastante e esteja apto a responder qualquer tipo de pergunta que vier a mente do ouvinte.
2° Suba ao palco como se fosse um bom orador
Tenha confiança em si mesmo, diga a seu cérebro que essa é uma coisa natural e que você a fará com todo o seu talento e personalidade. Acredite na sua capacidade de ser um bom orador e aposte nela. A confiança é um passo importantíssimo para não errar.
3° Dirija seu olhar aos olhos dos ouvintes
Ninguém sente firmeza na conversa de alguém que não olha nos olhos. É muito importante que você entenda isso e olhe às pessoas que estão te ouvindo, não fixamente para uma apenas, mas para todas aquelas que estiverem no local. Passe sua confiança e a firmeza através das palavras de profere.
Fale pausadamente, peça desculpas se por um acaso errar, haja naturalmente, faça perguntas a quem te ouve (perguntas sem dar chance de resposta), fique tranquilo, haja como se fosse algo do seu cotidiano e acredite acima de tudo em você. Não fique falando sobre o seu nervosismo antes de subir ao palco, para não passar essa impressão para as outras pessoas.