Os problemas dentários acometem não somente os seres humanos, mas também animais como os cães. Esses transtornos periodontais são bastante incômodos, podendo vir a provocar muitas dores e danos a saúde bucal.
Assim como os cuidados com a alimentação, pelagem e saúde do animal, os dentes também merecem uma atenção relevante. A higienização regular dessa região é fundamental para os cães, pois evita a formação de placas bacterianas e a inflamação das gengivas, processos que podem ocasionar infecções orais, extrações dentárias, proporcionando ainda a possibilidade de desenvolvimento de outras enfermidades.
Para analisar como anda a saúde bucal do cão, basta ficar atento a dentição do animal. É considerada como uma boca saudável, aquela que apresenta as seguintes características: coloração bem avermelhada da língua, dentes brancos (sem nenhum tipo de amarelamento ou tonalidades escuras) e a não existência de mau hálito.
Os métodos utilizados para manter a correta higienização da boca do cão são:
» Escovação regular dos dentes do animal, com produtos apropriados para animais, encontrados em pet shop’s e clínicas veterinárias;
» Ministramento de rações secas e brinquedos, pois oferecem atritos que ajudam a manter os dentes limpos.
É importante lembrar que para fazer essa escovação, é necessário ter muita paciência e acostumar o animal a realizar esse processo desde os seus primeiros meses de vida, pois quando executado sem a sua vontade, poderá deixar o cão estressado, provocando a aparição de possíveis traumas e lesões.
Observação: O tártaro é outro problema que pode ser prevenido com a escovação diária dos dentes do cachorro.
Caso algum problema dentário já tenha acometido a boca do animal, alguns procedimentos deverão ser feitos por veterinários, como limpezas, obturações, extrações, etc.
Atenção
Consultas regulares a veterinários, ajudam tanto a tratar quanto a prevenir possíveis transtornos na saúde do animal.