Se tem uma dificuldade de articulação que incomoda os seus detentores é a gagueira ou disfemia, forma como é denominada cientificamente. Esse transtorno acomete milhares de pessoas no Brasil e no mundo, bastante comum entre crianças de 2 à 5 anos de idade, através de episódios curtos, ou seja, passageiros.
Essa condição afeta muito os indivíduos, deixando sua autoestima abalada e levando-os a uma das fortes vítimas de bullying na sociedade. Inicialmente, sua manifestação se apresenta devido a falta de articulação dos pensamentos com o sistema fonético mas, posteriormente, pode se desenvolver, se tornando uma disfunção nervosa.
Nesse estágio, as condições emocionais são as bases que dinamizam a aparição da gagueira, fazendo com que ela se manifeste com muito mais frequência quando os níveis sentimentais são intensos.
Antigamente, esse distúrbio era classificado como um fenômeno de natureza psicológica e por esta razão, não tinha tratamento. Mas após inúmeras pesquisas científicas, especialistas fundamentaram métodos de contenção da disfemia, procedimentos que na maioria dos quadros conseguem promover até mesmo a cura desse transtorno. Confira alguns deles abaixo:
» Observe o desenvolvimento da fala da criança. Caso sua dicção comece a se manifestar com qualquer tipo de alteração, procure um pediatra ou fonoaudiólogo. Quanto antes o tratamento for ministrado, maior é a chance de cura do paciente e menos danos é promovido para a sua saúde emocional.
» Descubra quais são as causas que estão promovendo a aparição da gagueira e tente contê-las para diminuir os efeitos desse transtorno.
» Fale mais devagar ou até pausadamente.
» Faça atividades que te ajudem a controlar suas emoções, mantendo sempre seu equilíbrio, paciência e calma. A yoga é uma boa tática para ser executada nesse processo.
» Treine diariamente a sua respiração, observando como é realizada a contração dos seus músculos. Evite contraí-los, respire devagar, mentalizando pensamentos bons, relaxando a mente e o corpo.
» Evite olhar diretamente para as pessoas quando for falar, pelo menos no início do tratamento, isso vai ajudar a diminuir a tensão. Uma boca dica nessa articulação é se concentrar em um ponto fixo.
» Treine a fala consigo mesmo de frente ao espelho, com a família e amigos. Faça disso um hábito diário e vá observando as suas evoluções.
» Faça todo e qualquer tipo de leitura possível, mas leia em voz alta. Assim você conseguirá trabalhar a sua respiração, se articulando fluentemente com todos.
» Ouça músicas diariamente, porque elas ajudam a acalmar os ânimos. Cante sempre as suas letras, porque a melodia auxilia na fala correta e na eliminação da gaguez, assim como declamar poemas e poesias.
» Mantenha sua autoestima sempre elevada e não se preocupe com a opinião das pessoas que estão a sua volta. Em casos de pais que possuem filhos gagos, estimulem-os a serem corajosos e os elogiem a cada conquista.
» As consultas terapêuticas auxiliam quase 100% para a cura da gagueira, portanto, faça consultas regulares com um profissional dessa área.
Alertas
Se você possui um ou mais filhos com disfemia, não tente preocupá-lo com esse transtorno, isso pode vir a atrapalhar o seu tratamento. Converse abertamente sobre esse problema com ele/s e tentem juntos encontrar uma saída para solucionar essa falha da fala.