Assim que anomalias aparecem na nossa estrutura corporal, é essencial que busquemos ajuda para saber o que elas indicam, quais são as suas causas, seu grau de gravidade e como podemos fazer para trata-las da melhor maneira, proporcionando o a melhora, assim como o funcionamento do sistema imunológico do organismo.
Um dos transtornos que pode vir a se manifestar nos indivíduos e que deve ser analisado de perto, são os nódulos no pescoço, formado por caroços, inchaços ou massa nessa área. As causas do aparecimento desse sinal são muitas, mas dentre as principais encontram-se:
- Íngua;
- Tireoide;
- Má formação congênita;
- Infecção de garganta;
- Lesão no tendão ou os músculos da região;
- Faringite viral e/ou bacteriana;
- Amigdalite;
- Tuberculose;
- Abscesso peritonsilar;
- Alergias a drogas e/ou a alimentos;
- Mononucleose infecciosa;
- Rubéola;
- Bócio;
- Cálculos nos dutos salivares;
- Linfoma;
- HIV;
- Tumor;
- Inchaço dos gânglios linfáticos ou das glândulas salivares.
Ajuda médica
Assim que o caroço ou os incômodos forem constatados, a ajuda médica deverá ser procurada para que um diagnóstico preciso seja feito do paciente pelo médico responsável pelo caso.
Diagnóstico
Os métodos de análise para constatar as causas dessa anomalia e ministrar o tratamento adequado irão variar de acordo com a observação médica inicial, os desconfortos destacados pelo paciente, suas condições genéticas, de saúde, físicas, entre outros.
Tratamento
Assim que a causa do nódulo for constatada, o paciente será encaminhado para algum especialista para a efetivação do tratamento, podendo ele ser um oncologista ou cirurgião.
Aviso!
Esse artigo se faz apenas como um informativo. Para saber mais sobre o assunto, se consultar ou obter análises mais específicas sobre o seu quadro, procure uma orientação médica.