Os cães são os principais animais escolhidos para domesticar, pois apresentam características propícias de boa convivência, prova disso é que são considerados por muitos como os melhores amigos do homem, devido ao companheirismo que desempenham durante toda a sua vida.
O carinho que toda a família proporciona ao bichinho é muito forte e por essa razão, todo e qualquer probleminha que ele apresenta é motivo de preocupação. É importante sempre ficar atento aos sinais demonstrados pelos cachorros, já que a maioria das suas doenças são bem parecidas com as dos seres humanos.
Um dos sintomas que costumam se manifestar nesses animais é o vômito amarelado, transtorno que pode ser ocasionado por vários fatores, como consumo de alimentos e produtos inadequados, estresse, ansiedade, danos no processo digestivo, gastrite, inflamação, superprodução da bile ou sua acumulação excessiva, entre outros distúrbios estomacais.
O que fazer?
Tente manter a calma, evitando ao máximo ficar apavorado. Assim que as patologias começarem a se exibir, analise bem a sua aparência e procure ajuda veterinária o quanto antes, para que seja efetuado um diagnóstico precoce do quadro, prevenindo maiores prejuízos para a saúde do cão.
A análise do especialista será específica de acordo com as informações descritas pelo dono do animais e também pelas suas suspeitas. Exames também poderão ser dinamizados para melhor reconhecimento da causa do problema como uma endoscopia alta.
Tratamento
Os métodos de contenção da enfermidade serão ditados de acordo com os fatores que a provocaram, como mudanças de hábitos para o cão, alteração alimentar e uso de medicamentos (onde a quantidade das doses serão articuladas através da observação do peso e tamanho da espécie canina).
Recomendações
⇒ Fracione as refeições do cão em pequenas porções e faça com que ele consuma água ao longo do dia para se manter hidratado.
⇒ Evite a manipulação de rações muito secas ou que o animal tenha alergia. Procure priorizar as que o veterinário indicar.
⇒ Tente fazer com que o cachorro não pratique tanto exercício após as refeições.
⇒ Coloque as vasilhas com água e ração em um ambiente calmo para que o cão se alimente tranquilamente.
Aviso!
Os dados descritos acima se tratam apenas de um informativo. Para saber mais sobre o assunto, procure uma clínica veterinária.