Os fortes impactos ambientais provocados pelos seres humanos vem fazendo com que milhares de pessoas modifiquem suas ações diárias, para que assim reduzam ou contenham os danos provocados ao planeta Terra e sua atmosfera.
A promoção de conceituações e atividades sistêmicas que envolvem aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais correspondem a articulação da sustentabilidade. Esse termo vem sendo bastante destacado nos últimos anos e é considerado de extrema importância para a grande massa dos empreendedores regionais, nacionais e/ou globais.
Um dos pontos iniciais que esses investidores dinamizam pensando em não impactar a natureza e seus recursos são os home office’s, porque estão proporcionando novas roupagens e abordagens incríveis em suas estruturações, fazendo com que elas sejam completamente sustentáveis.
Essa alternativa consciente reproduz vantagens maravilhosas, como a diminuição da utilização de transporte público ou individual; menor poluição e emissões de carbono; queda da utilização de recursos naturais; redução de custos em relação as contas de água e luz; mais qualidade e expectativa de vida para a geração atual e futura; maior aproveitamento do tempo para a efetuação de atividades de trabalho, pessoais e de lazer.
Estratégias para um home office totalmente sustentável
⇒ Utilize equipamentos energeticamente eficientes.
⇒ Resgate de materiais e tecnologias.
⇒ Investir em equipamentos que facilitem a conectividade.
⇒ Organize o tempo de trabalho e deixe o ambiente bem arejado, aproveitando a luz natural para trabalhar.
⇒ Configure o computador e todos os demais acessórios eletrônicos para que economizem energia.
⇒ Controle de materiais para a diminuição de descarte de resíduos.
⇒ Readequação da gestão para que ela se torne ecológica, tanto em relação ao meio ambiente quanto para o convívio dos indivíduos envolvidos nas ações.
⇒ Execução positiva da legislação urbanística e código de edificações, como o aprimoramento de serviços de esgotos, energia e água.
⇒ Adaptação da obra com o uso de tintas ecológicas, telhado verde, iluminação LED, geração de energia solar, dispositivos economizadores de água, captação da água para reuso, materiais não tóxicos e reutilizáveis, coleta e utilização de águas pluviais.
Modelos
Uma boa dica para aprimorar ainda mais esse espaço é utilizar a imaginação e fundamentar uma decoração completamente sustentável, como a manipulação de artesanato com produtos recicláveis, toques da cultura local, etc.