O corrimento vaginal é considerado normal quando sua aparência é vista como um líquido ou muco branco sem nenhum tipo de cheiro, coceira, ardência ou outra coloração, pois quando qualquer uma dessas alterações é constatada, estima-se que algo de errado está acometendo o organismo, principalmente a região genital.
Quando o corrimento surge com aparência de sangue e a mulher se encontra fora do seu período menstrual, é muito importante ficar atento e se destinar à um consultório ginecológico rapidamente para um diagnóstico médico bem detalhado. Geralmente essa alteração acontece em pacientes que possuem um ciclo menstrual irregular, mas algumas doenças podem vir a estar interligadas a esse sinal, por isso ele merece bastante atenção.
Possíveis causas
» Períodos menstruais irregulares;
» Gravidez;
» Gonorreia;
» Mudança de anticoncepcional;
» HPV;
» Câncer.
Ajuda médica
Assim que as alterações começarem a surgir, o ginecologista deverá ser consultado e informado sobre todas elas. Assim, ele irá realizar uma anamnese, uma observação da região, dos sintomas e solicitar possíveis exames para ter um diagnóstico mais preciso do quadro da paciente.
Tratamento
O tratamento só poderá ser iniciado após o diagnóstico médico devido as múltiplas causas que esse sintoma pode vir a indicar.
Dicas
Para evitar as DST’s provenientes desse sangramento irregular e uma possível gravidez, é indicado que a camisinha seja utilizada em toda as relações sexuais. Os exames rotineiros também podem ajudar muito a evitar complicações e doenças na região íntima.