A gravidez gera características únicas para uma mulher. Mesmo com o ganho de peso e inúmeras modificações da sua estrutura corporal, uma beleza radiante transparece da alma em relação a sua aparência física, se tornando visível e ressaltada por todos, como o brilho dos cabelos e uma maior hidratação da pele.
Mesmo com a manifestação dessas particularidades, outros procedimentos são desejados por elas, para manter sua autoestima elevada e um visual favorável. Porém, nem todas as práticas voltadas para o ramo da estética podem ser feitas pelas gestantes, principalmente os tratamentos e produtos que envolvem e possuem químicas fortes.
Para ajudar a tirar essas dúvidas, veremos a seguir uma lista de cuidados de beleza, contendo itens que são liberados e os que não devem ser realizados pelas mamães. Confira!
» Evite pintar ou descolorir os cabelos, ministrar produtos com amônia e chumbo, fazer escovas progressivas, selagens, cauterizações e alisamentos durante a gravidez, pois as substâncias contidas nesses tratamentos promovem danos a saúde do bebê.
» Opte por realizar hidratações, usar produtos estéticos suaves, fazer chapinhas e escovas para deixar os cabelos mais bonitos.
» Mantenha a higienização da pele e sua hidratação sempre em dia, realizando ambos procedimentos quantas vezes quiser.
» Não faça o uso de produtos anti-idade, anti-rugas e tira manchas, esses podem causar a má formação do feto, entre outros demais transtornos.
» Evite ao máximo executar qualquer tipo de intervenção estética manipulada, salvo quando o acompanhamento médico for indicado ou o profissional libere a prática.
» Intensifique o uso de protetores solares, hidratantes e óleos corporais, assim a pele ficará mais macia, diminuindo a formação de estrias.
» Procure pegar sol até às 10 horas da manhã ou após às 16 horas da tarde. Essa prática ajuda a preparar as auréolas mamárias para o aleitamento materno. Além de evitar rachaduras nos mamilos.
» Quando for arrumar as unhas, esterilize todos os materiais e opte por passar esmaltes hipoalergênicos.
» Evite usar sapatos com saltos muito altos ou roupas apertadas, esse “sufocamento” dificulta a circulação sanguínea e promove inchaços.
» Em relação ao uso de maquiagens, prefira as que possuem em sua composição substâncias como ácido retinoico ou cortisona, são mais benéficas e não prejudicam a saúde do bebê e da mãe.
» As tatuagens devem ser deixadas para outro momento, sua execução pode produzir contaminações e infecções, devido ao contato intensivo das agulhas com a pele.
» Mantenha uma alimentação saudável e beba bastante água todos os dias, assim manterá uma boa estética, fornecendo ainda as quantidades necessárias de nutrientes para o seu organismo e para o desenvolvimento do bebê.