Muitas pessoas acham que a batata doce possui as mesmas propriedades que a batata inglesa, se diferenciando apenas pelo gosto, mas se enganam, pois seus nutrientes e taxas calóricas são bem distintas uma da outra, proporcionando singulares efeitos no organismo dos seus consumidores.
A principal diferença encontrada em ambas batatas, é o índice glicêmico (IG) de cada uma. Essa particularidade, corresponde a velocidade com que os carboidratos entram na corrente sanguínea, ou seja, quanto mais elevado, mais insulina o pâncreas libera para equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
» Batata inglesa: IG = 70, eleva rapidamente o açúcar no sangue;
» Batata doce: IG = 48, dá saciedade e evita a elevação rápida da insulina.
Uma das grandes dúvidas existentes no ramo alimentício é se “a batata doce emagrece ou ajuda nesse processo?”, e a resposta é SIM. Isso porque suas substâncias proporcionam os seguintes benefícios:
» Prolongada sensação de saciedade;
» Excelente fonte de vitamina A, proteína, manganês, magnésio, cálcio, fósforo e potássio;
» Fortalece o sistema imunológico por causa dos seus antioxidantes;
» Contribui para a saúde da pele e dos olhos;
» Auxilia no funcionamento do intestino, devido as suas altas taxas de fibras insolúveis;
» Possui muita água em sua composição, o que ajuda na hidratação do organismo;
» Ajuda na manutenção, desenvolvimento e crescimento muscular;
As pessoas que estão envolvidas no mundo fitness e as que aderem uma alimentação saudável por escolha própria, utilizam a batata doce como um dos principais alimentos de suas dietas, substituindo muitas vezes o macarrão, o arroz e outros carboidratos integrais por ela.
Isso porque além da sua prolongada saciedade, ainda possui pouca caloria. Confira algumas de suas informações nutricionais na tabela abaixo:
Observação
As melhores formas de consumo da batata doce são cozidas, assadas, grelhadas e gratinadas. Nada de fritura!